A cidade de Araguacema, no Tocantins, é o tema central de um documentário realizado pela jornalista recém-formada da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Ileana Lopes. O documentário, intitulado “Araguacema: Conhecer, Viver, Recordar”, foi o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da jornalista, que decidiu registrar as histórias e a cultura de sua terra natal.”
O documentário foi lançado em dezembro de 2023 e conta com mais de 4 mil visualizações no YouTube, e no dia 19 de junho, Dia do Cinema Brasileiro, o trabalho foi destaque em uma entrevista especial com a âncora e coordenadora de Jornalismo da CBN Tocantins, France Santiago. Durante a entrevista, Ileana Lopes destacou a importância do documentário como um resgate histórico da cidade. “O documentário é um resgate da história de Araguacema, contada pelas próprias pessoas que viveram aqui”, disse a jornalista. [Ouça a entrevista na CBN Tocantins, clique aqui]
“Araguacema: Conhecer, Viver, Recordar” apresenta depoimentos de moradores centenários da cidade, que compartilham suas memórias e experiências de vida. O documentário também retrata os principais monumentos históricos de Araguacema, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário e o Presídio de Santa Maria.
O documentário é um material valioso para quem deseja conhecer a história e a cultura de Araguacema. “Espero que o documentário possa ajudar a preservar a memória da nossa cidade e inspirar as novas gerações a valorizar o nosso patrimônio histórico e cultural”, afirmou Ileana Lopes.
Assista o documentário na íntegra: