Acessibilidade

História

História

A primeira tentativa de colonização deste município foi levada a efeito em 1812, coma fundação do presídio de santa Maria, a velha, que demorava cerca de doze quilômetro a montante de Couto magalhães. O Presídio destinava-se á proteção de comércio e navegação da companhia, que em virtude de aviso de 5 de setembro de 181, fôra incorporada por Fernando Delgado. O encarregado de sua fundação, Tenente Francisco Xavier de Barros, partiu de Vila-Boa em princípio de 1812, em companhia do cirurgião Manoel Alves, seu irmão do Capelão Luiz da Gama e de oitenta (80)pessoas, inclusive soldados e paisnos. Embarcaram no Porto de Piedade e desceram o rio até o ponto pré-estabelecido para ereção do presídio, cujos fundamentos lançaram imediatamente. No dia 11 de fevereiro de 1813cerca de oito horas da manhã é o pequeno estabelecimento cercado e assaltado pelos índios Chavantes, Cherentese Carajás, que se coligaram para efetivação desse intento.

Frei Francisco de Monte São Vítor se transferiu de Boa-vista, hoje Tocantinópolis, neste Estado, com alguma famílias para o local onde hoje demora a cidade de Araguacema, e dá início à construção de uma capela destinada à catequese dos Carajás e Caiapós que habitavam a região. O nascente povoado recebeu vigoroso impulso, quando foi escolhido para ser sede do Presídio de Santa Maria.

Em 1870, o bravo sertanista General Couto de Magalhães, fundou a Cia. de navegação a vapor do Rio Araguai, com sede no então presídio de Santa Maria.

O atual município começou a apresentar condições de capacidade para vida autônoma no ano de 1910, quando o alto valor adquirido pelo caucho(árvore que produz borracha0, abundante nas matas do Xingu, de determinou enorme movimento e intenso tráfego pelo o Araguaia.

Com o advento da revolução de 1930, deu-se a mudança da sede de Vial de Couto de magalhães para a povoação de Santa Maria do Araguaia, atual Araguacema, que foi elevada a categoria de vila. Tal acontecimento verificou-se no dia 18 de março de 1931, por força do Decreto n.º 860, sendo a nova sede instalada no dia 9 de abril do mesmo ano, continuando, porém, o município a denominar-se Couto MagalhãesPelo Decreto n.º 557, de março de 1938foi mudada a denominação do município para Santa Maria do Araguaia. Com a criação da Comarca de Santa Maria do Araguaia, pela Lei n.º 118, de 15 de junho de 1937, instalada em 21 de abril de 1938, foi esta localidade elevada à categoria de cidade. Seu primeiro Juiz de Direito foi o Dr.Celso Rio.

Um nome ilustre se mortalizou na nossa história municipal em virtude da sua honesta e eficiente administração, o do Cel. Gentil Calaço Veras, que governou este município a partir de 9 de abril de 1931, época da transferência da sua sede para essa localidade, até o dia 5 de agosto de 1939, quando faleceu

GENTÍLICO: Araguacemense


ASPECTOS GEOGRÁFICO

O município de Araguacema é banhado pelo Rio Araguaia, que, naquele ponto, já possui grande massa de água e é de fácil navegação. Serve, também, o Araguaia de divisor com o Estado do Pará.

Fonte: Instituto Brasileiro de Geográfia e Estatística IBGE

Pular para o conteúdo