Secretaria de Saúde de Araguacema realiza coletas para teste do pezinho

Triagem neonatal identifica doenças em recém-nascidos, garantindo tratamento precoce e melhor qualidade de vida
des

A Prefeitura Municipal de Araguacema, por meio da Secretaria de Saúde, informa que já foram realizadas 10 coletas para o teste do pezinho na Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro, entre o mês de abril e o dia 15 de maio deste ano. A ação, realizada pela enfermeira Maria do Espírito Santo, visa garantir o acesso ao exame gratuito para todos os recém-nascidos do município, conforme preconiza o Ministério da Saúde.

Teste do pezinho: triagem neonatal crucial para a saúde do bebê

O teste do pezinho, também conhecido como triagem neonatal, é um exame laboratorial simples e indolor que deve ser realizado em todos os bebês entre o 3º e o 5º dia de vida. Através da coleta de uma pequena amostra de sangue do calcanhar do recém-nascido, o exame é capaz de detectar precocemente diversas doenças graves, como hipotireoidismo congênito, hiperplasia congênita de supra-renal, fenilcetonúria, fibrose cística, anemia falciforme e deficiência da biotinidase.

O diagnóstico precoce e o tratamento oportuno dessas doenças são fundamentais para prevenir sequelas graves e garantir o desenvolvimento saudável das crianças.

Secretaria de Saúde de Araguacema reforça compromisso com a saúde infantil

A oferta do teste do pezinho na UBS Centro é mais um compromisso da Prefeitura Municipal de Araguacema com a saúde da população infantil. A Secretaria de Saúde reforça a importância do exame para todas as famílias e orienta que os pais levem seus bebês para a unidade de saúde no período recomendado.